quinta-feira, 27 de março de 2008

Cesárea

Hoje vou falar um pouco sobre a cesareana, uma cirurgia usada tão comumente e muita gente não sabe que é uma cirurgia de médio/grande porte, não é uma "coisa banal", mesmo com toda a tecnologia, a cesárea tem seus riscos, tanto para a mãe quanto para o bebê.

Alguns médicos tem opnião formada sobre o assunto, o Dr. César Miranda, obstetra, médico do Ministério da Saúde, e parteiro, adverte que a desinformação é a maior causa de uma escolha errada com relação ao tipo de parto. A ela se alia a mudança de perfil da mãe nas últimas décadas. “Nos anos 70, a mulher era apenas mãe e dona de casa. Hoje os objetivos são outros. Ser mãe não é mais a prioridade e muitas mulheres engravidam tarde, depois de se estabilizarem na profissão. Essas mulheres, mais práticas, se afastam do parto normal, que é artesanal. Preferem a cesárea porque são mais velhas ou por medo da dor”, diz o médico.

Muitas vezes a cesárea é necessária para o sucesso de nove meses de espera e a única solução para salvar a vida da mãe e do bebê. A vantagem da cesárea é a possibilidade de retirar o feto no momento certo, com rapidez, quando existem dificuldades para o nascimento pelas vias normais, em casos de hipertensão, pré-eclampsia, diabetes gestacional, insuficiência placentária, problemas do coração e rim. A grande crítica é que ela é excessivamente usada, em alguns casos, sem necessidade, porque o tempo de espera até o nascimento é menor (um parto normal pode durar até 10 horas, enquanto a cesárea dura, em média, 40 minutos). A falta de informação também leva a mãe a acreditar que é um parto indolor, mas a recuperação é mais lenta e dolorosa que o parto normal. Os pontos não caem sozinhos (precisam ser removidos no consultório do ginecologista), há risco de infecção e os recém-nascidos podem ter problemas respiratórios. Além disso, apresenta de 7 a 20 vezes mais chance de infecções e complicações para a mãe, que o parto normal.

O Brasil é um dos líderes em cesarianas no mundo. O índice recomendado pela Organização Mundial de Saúde é de até 15% de cesáreas do total de partos. Dados da Agência Nacional de Saúde, de 2006, mostram que em 79% dos nossos hospitais privados a opção é pela cesariana. Nos hospitais públicos, a média é de 28% (22% no Norte e Nordeste, 32% no Sudeste, Sul e Centro-Oeste).

Na cesárea, primeiramente é realizada a anestesia, para que a mulher não sinta nada da cintura para baixo, após a anestesia, o médico corta sete camadas de tecido até chegar ao útero e, através de uma incisão de 10 cm, alargada por um instrumento especial, ele retira a criança, corta o cordão umbilical e limpa a cavidade uterina.
Então o bebê é encaminhado à sala de reanimação e recebe os primeiros cuidados, o médico faz as suturas no caminho inverso, utilizando fios absorvíveis. Somente o pequeno corte na pele é suturado com fios de nylon, que serão retirados depois do parto no consultorio do obstetra.

Em seguida coloco um slide show muito interessante de uma cesareana, o slide show foi feito pelo grupo Bem Nascer.



Recomendo alguns videos do site: http://www.planetabebe.com.br/contents/videos/html/cesarea.htm#parte1a

Mas são videos fortes, não recomendo para pessoas sensíveis, embora algumas cenas tenham sido cortadas, são cenas de uma cesárea reais.

Na minha opinião a mulher deve conhecer muito bem cada lado da moeda, os pros e os contras de cada tipo de parto e fazer a opção por ela mesma. Não se deve deixar levar pelo que o médico diz e nem pelo que as outras pessoas dizem.

É isso ai, até a próxima!

Beijos


2 comentários:

Paula disse...

nao creio que conheci este blog so agora??!!!
ano passado tivemos uma palestra na facul (faço pedag) com uma doula....fantaaaaaaaaaaaaastico!!!!
tivemos até relatorio menina!!!kkkkk

amei, parto humanizado é outra coisa, vc nao se sente apenas mais uma na agenda do medico!!!

bjaopaula

Anônimo disse...

é verdade que no parto cesarea o médico retira o utero e o limpa fora da barriga e depois o coloca de volta? meu marido assistiu meu parto e disse que foi assim...

Pensando nos papais....

O parto não é só um marco na vida da mãe e do bebê, tb é um marco na vida do pai... Se o pai estiver junto com a mãe neste momento seria per...