quarta-feira, 23 de julho de 2008

Direito ao Parto Normal

Gestantes poderão exigir mais benefícios em maternidades!!

Hospitais da rede pública e privada têm até dezembro para se adaptar


Humanizar agora é lei. Quem optar pelo parto normal no Sistema Público de Saúde (SP) vai ter a possibilidade de exigir um padrão de atendimento que já é oferecido na maior parte das maternidades particulares.

A gestante terá a garantia, antes, durante e depois do nascimento, a um quarto específico para esse procedimento, com leito e banheiro anexo.

A meta é humanizar o parto e reduzir o número de cesáreas.

Durante o evento, realizado nesta terça-feira (22) de manhã, o ministro da Saúde José Gomes Temporão destacou que o país vive uma “epidemia de cesarianas”. “Na medida que você proporciona privacidade à mãe durante o trabalho de parto, você dá a ela mais condições para optar pelo parto normal e para ter um acompanhante.

Outra contribuição refere-se à amamentação. Existem indícios de que a mãe que amamenta logo após o parto tem mais chances de permanecer amamentando”, diz Eduardo Vieira da Motta, ginecologista e obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein (SP).

As novas normas de funcionamento estão previstas pela resolução nº 33 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Elas são válidas tanto para o setor privado quanto para o público e passam a valer em dezembro deste ano. Para Vieira, a iniciativa é louvável, mas o prazo é muito curto para uma adaptação arquitetônica tão importante. “Nas maternidades particulares o impacto não vai ser tão grande. Já se faz esse tipo de atendimento. Mas na rede pública a carência é enorme. É pedir para uma lei não ser bem recebida”, afirma.

fonte Crescer

Gestantes, cada uma tem que fazer o seu direito valer a pena! Exija o atendimento que você merece, se não tiver reclame!! Faça a sua parte para um nascimento mais humanizado!!

Até a próxima!

Um comentário:

Pati disse...

que legal!!!!! Eu tenho convênio... mas pra quem não tem vai ser excelente!!!!!
bjinhos!!!!

Pensando nos papais....

O parto não é só um marco na vida da mãe e do bebê, tb é um marco na vida do pai... Se o pai estiver junto com a mãe neste momento seria per...